TRANSPARÊNCIA SENAI

Transparência SENAI / MS » Dúvidas Frequentes (FAQ)

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI/MS. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades no estado ou enviar um e-mail.

Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link https://transparencia.ms.senai.br/abrir-solicitacao-no-sacpreencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva seu pedido de informação, marcar a  opção “Não sou um robô” e, em seguida, clicar no botão "Enviar".

Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico.

Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao Departamento Regional do SENAI-MS:

a) Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte   endereço: Rua Engenheiro Roberto Mange, 194 - Campo Grande/MS.

b) Telefone - recebido pela equipe do SAC pelo 0800 70 70 745. O atendimento telefônico do Departamento Regional do SENAI-MS funciona de segunda a sexta-feira, das 07:30h às 18h.

c) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Regional do SENAI-MS) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Regional do SENAI-MS, no seguinte endereço: Av. Afonso Pena, 1.206 – Campo Grande/MS, CEP 79005-901.

d) E-mail - do SAC do Departamento Regional do SENAI-MS: faleconosco@ms.senai.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.

A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta disponível no link https://transparencia.ms.senai.br/acompanhar-ou-recorrer

Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”.

Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.

O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação.

Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link https://transparencia.ms.senai.br/acompanhar-ou-recorrer e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial. 

As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil.

As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis.

As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis.

Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento.

Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta.

Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo.

Para recorrer basta acessar o link:  https://transparencia.ms.senai.br/acompanhar-ou-recorrer e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.

Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão "Enviar".

Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.

Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior.

Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo.

O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link https://transparencia.ms.senai.br/acompanhar-ou-recorrer e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.

Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Regional do SENAI-MS, entre em contato pelos seguintes canais de acesso:

Por e-mail: dados@senaims.com.br

Ou por correspondência pelo endereço: LGPD - 3º andar - Av. Afonso Pena, 1.206 – Campo Grande/MS, CEP 79005-901.

As vagas são divulgadas no portal da Federação das Indústrias de MS (FIEMS). Para saber sobre as vagas de emprego disponíveis acesse o link https://www.fiems.com.br/trabalhe-conosco

Basta acessar o portal do Departamento Regional do SENAI de MS: https://www.ms.senai.br/

a)  Atendimento por formulário eletrônico - realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/a brir-solicitacao-no-sac 

b)     Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte   endereço: Rua Engenheiro Roberto Mange, 194 - Campo Grande/MS.

c)     Telefone - recebido pela equipe do SAC pelo 0800 70 70 745. O atendimento telefônico do Departamento Regional do SENAI-MS funciona de segunda a sexta-feira, das 07:30h às 18h

d)     Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Regional do SENAI-MS) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Regional do SENAI-MS, no seguinte endereço: Av. Afonso Pena, 1.206 – Campo Grande/MS, CEP 79005-901.

e)     E-mail do SAC do Departamento Regional do SENAI-MS: faleconosco@ms.senai.br , ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site;

f)   Ouvidoria - Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no Departamento Regional do SENAI, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC. A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link: https://transparencia.ms.senai.br/ouvidoria


Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do Departamento Regional do SENAI por meio de seus outros canais de acesso:

            Telefone: (67) 99140-9188 – de segunda a sexta-feira, 07:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30.

            E-mail: ouvidoria@sfiems.com.br

           Presencial sob agendamento ou por correspondência: Av. Afonso Pena, 1.206 – 3º andar, Bairro Amambaí,

           Campo Grande/MS.  

g) LGPDSe você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Regional do SENAI-MS, entre em contato pelos seguintes canais de acesso:

       Por e-mail: dados@senaims.com.br

 Ou por correspondência pelo endereço: LGPD - 3º andar - Av. Afonso Pena, 1.206 – Campo Grande/MS, CEP 79005-901.